sábado, 31 de agosto de 2013

É de arrepiar!!! (da pagina do Helio Puglielli no Face)


VOCÊ SABIA?
LEGISLAÇÃO BRASILEIRA NÃO PERMITE DOAR COMIDA AOS POBRES

Toneladas de comida são diariamente despejadas no lixo pelos restaurantes de todo o país e a grande mídia não denuncia esse absurdo. Não foi fácil conseguir as informações abaixo:

"Desde 1998, a chamada Lei do Bom Samaritano, em alusão a uma passagem bíblica, tramita no Congresso Nacional, e não há previsão alguma para que seja votada. A intenção da proposta é isentar doadores de alimentos de responsabilidade civil e penal, se agirem de boa-fé, na distribuição de comida — semelhante ao que ocorre em países da Europa e nos Estados Unidos.
Enquanto essa lei não é aprovada, o Estado brasileiro pune severamente os doadores. A legislação atual prevê até cinco anos de prisão caso quem receba os alimentos sofra algum tipo de dano em decorrência da comida. Com isso, donos de restaurantes, por exemplo, se sentem obrigados a despejar no lixo as sobras diárias da produção. “É um crime”, define o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Gustavo Timo.
O ajuste na legislação, segundo Timo, poderia ajudar — e muito — o Brasil a conter o desperdício. “A regra em vigor é completamente inapropriada. Por parte do setor, não falta boa vontade”, insiste o representante da Abrasel, ressaltando que, em outros países, existem programas organizados de doações para evitar que toneladas de comida em bom estado acabem no lixo".
O SESC desenvolve o programa Mesa Brasil, com serviço estratégico de transporte de alimentos, com a utilização de veículos adequados, estabelecendo uma conexão entre empresas que doam e instituições que, imediatamente, recebem essas doações. Não trabalha com estoques de alimentos. Busca onde sobra, entrega onde falta: isto é a Colheita Urbana. O Mesa Brasil SESC desenvolve também uma série de atividades educativas junto às instituições beneficentes, ministrando cursos e palestras sobre higiene, conservação, preparo de refeições e variadas formas de se evitar o desperdício".
Tudo isso, entretanto, em pequena escala e parece que "devagar, quase parando", além de não abranger as sobras dos restaurantes.
E o tal "Fome Zero" também não usa sobras.
Toneladas e toneladas de comida vão diariamente para o lixo, num país como o nosso, ao passo que, na Europa e Estados Unidos, essa insensatez não é cometida

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html