sexta-feira, 29 de novembro de 2013

AUTOESTIMA


A boa autoestima muda a forma como você enxerga o mundo e lida com seus problemas no dia a dia – além de ser sinônimo de autoconfiança.

 “A autoestima é fundamental na vida de qualquer pessoa, pois fornece autoconfiança para tomar decisões, dizer “não”, arriscar em direção determinados objetivos, ter autonomia e manter a motivação”, afirma a psicoterapeuta cognitivo-comportamental Thaís Petroff Garcia.

 Para Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo (SP), a autoestima ou ausência desta na vida da mulher reflete em inúmeros aspectos de sua vida: na sua relação com o corpo, sexualidade, amigos, família e lado profissional.


Existem muitas situações que podem afetar a autoestima.

 Thaís aponta algumas delas: “Excesso de críticas, relacionamentos abusivos, muitas cobranças, falta de reconhecimento e incentivo são alguns dos motivos que podem levar à baixa autoestima caso já exista uma base fragilizada na vida da pessoa”, acredita. Rita Calegari também explica que, devido à essa falta de amor próprio, a mulher pode se depreciar a ponto de aceitar qualquer relacionamento (por mais destrutivo que este seja), achar que situações de violência física e psicológica são aceitáveis e comuns, não reivindicar seus direitos como pessoa e fazer loucuras para se sentir aceita. “Tais atitudes podem tornar a mulher propensa a desenvolver alguns distúrbios emocionais, como crises de ansiedade, pânico, depressão; além do abuso por álcool, consumo de drogas e medicações”, completa.


E o que fazer quando a autoestima está lá embaixo?
 Segundo Thaís, para reerguer a autoestima é preciso melhorar seu autoconceito.


 “A autoestima é fruto do nosso autoconceito.

 Quanto mais a percepção de si mesmo for positiva, melhor será sua autoestima.

 Com base nisso, qualquer comportamento ou estratégia que melhore essa visão irá ajudar”, garante. 


Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html