segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MEMORY CHIPS



 
 
 
Rádio

O Rádio sempre esteve na moda desde sua invenção.

Este companheiro fiel no seu dia a dia, seja na hora de acordar, no serviço ou no meio do trânsito, não foi descartado como muitos acreditavam quando chegou a TV e mais tarde a internet.

Ele continua por aí, informando, divertindo, mais presente que nunca e deve continuar ainda por muuuuito tempo .
Nesta página o Memory Chips presta uma pequena homenagem ao Rádio relembrando alguns equipamentos, algumas rádios, programas e radialistas brasileiros dos anos 70/80/90 ! As lembranças que publico a seguir são na maioria de rádios de SP, se você tem alguma lembrança especial desta época da sua região pode postar nos comentários abaixo !

EvadinOs rádios antigamente usavam válvulas eram grandes e espaçosos e ocupavam lugar de destaque na sala das pessoas. Com a invenção do transístor eles diminuíram de tamanho !

Nos anos 70 os pequenos radinhos de pilha eram super comuns como aquele da Evadin com aquela capinha de couro. Meu avô sempre ouvia os jogos de futebol com um destes.

Nesta época não existiam tantas rádios FM e as
que existiam costumavam tocar músicas mais comportadas como a rádio Eldorado com seu locutor de voz empostada. A maioria das rádios era AM e você selecionava no rádio se queria ouvir  OM (Ondas Médias) ou OC (Ondas  Curtas).


Rádio OM

Motorádio

Na cozinha sua mãe talvez usava um rádio maiorzinho com antena esticada para ouvir os programas da manhã como o Show da Manhã com Fausto Canova e mais tarde com Randal Juliano ou talvez o programa do Gil Gomes que começava com "Gil Gomes lhes diz... Bom Dia !" e contava casos tenebrosos de violência com aquela voz inconfundível !

Ou será que preferia ouvir o Barros de Alencar ou quem sabe o Eli Corrêa com seu característico "Oiiiii Gente !"

Já falei em outra página mas vale relembrar o Zé Bétio que alegrava as manhãs das donas de casa e que logo cedo já anunciava algum remédio contra verme ou gritava no rádio: " Alô Dona de Casa, vamos acordar, joga água nele, Tchibum !"
Rádio Relógio



Por falar em acordar talvez você acordava de manhã usando um rádio relógio daqueles que os números estavam em cilindros e iam girando enquanto as horas passavam até que o rádio começava a tocar de manhã e você apelava apertando o botão Soneca !

Walkman 88




Nos anos 80 os pequenos radinhos foram substituídos pelo Walkman lançado pela Sony em 1979 e que a partir de 1988 começou a ter modelos com rádio !

Hoje em dia muita gente ouve rádio no próprio celular e até pela internet !

Nos carros o rádio está presente já faz tempo (desde 1922) e com o passar do tempo foi sempre incorporando as novidades tecnológicas !
Rádio Push Buttom



Lembra do sistema push buttom de sintonia ? Você apertava o botão e o ponteirinho de sintonia deslizava até sua rádio favorita !


Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html