segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Tecnologia de equipamentos (Agencia RBS)


Mil e uma utilidades


Conforme a função, os satélites carregam tecnologia variada: Super fotografias
A utilidade dos satélites de observação depende do equipamento acoplado a ele. Podem ter câmeras de alta-resolução para fotografar florestas ou para criar mapas. São de satélites deste tipo que saem as imagens para montar o Google Earth.
Prevendo o amanhã
Usado para monitorar o clima da Terra, os satélites metereológiocos colhem imagens da atmosfera para auxiliar nos serviços de previsão climatológica. Formações de nuvens, queimadas, efeitos de poluição, entre outros dados, são coletados por eles.
Tente viver sem ele
Distribui sinais de televisão, internet e telefonia, além de transmitir dados em geral. O satélite de comunicação possibilita fazer chamadas telefônicas e acessar a internet a partir de navios ou lugares remotos. É o tipo de satélite mais conhecido.
Velando o sono inimigo
Como qualquer tecnologia, os satélites também são empregados no uso militar. Equipados com câmeras infravermelho (o que possibilita a identificação de alvos no escuro ou camuflados), conseguem fotografar territórios com grande precisão e usam sensores de calor para detectar lançamentos de mísseis e explosões nucleares. Em 2016, o Ministério da Defesa e a Telebras passarão a usar um satélite próprio para comunicação militar. Será o primeiro 100% controlado por instituições brasileiras – atualmente, os satélites que auxiliam a comunicação militar do país são controlados por estações de fora.
Diga onde você vai
Os satélites de GPS calculam latitude, longitude e altitude dos usuários do sistema, orientando-os sobre sua posição no planeta – e fazem você esquecer como é ir a um lugar desconhecido sem ele.São acionados a partir de aviões,navios,celulares e até de relógios de pulso.Uma constelação de 24 satélites ao redor da Terra, a cerca de 20 mil km de altitude, forma o GPS, sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global.Ele é controlado pelos Estados Unidos,mas pode ser utilizado por qualquer aparelho receptor. O Glonass é o sistema de navegação russo, e o Galileu, da União Europeia.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html