quarta-feira, 28 de outubro de 2015

TV DIGITAL

A expansão do 4G no Brasil está hoje condicionada ao processo de desligamento do sinal de TV analógico, que ocupa a faixa de 700 Mhz que será usada posteriormente pelas operadoras de telefonia. Claro, Vivo, TIM e Algar Telecom, vencedoras do leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ano passado, investirão R$ 3,6 bilhões no processo de transição dos canais analógicos para digit


Após o desligamento do sinal em cada cidade, as operadoras terão um ano para colocar em funcionamento a rede 4G na faixa de 700 MHz –frequência que permite uma transmissão mais abrangente, diminuindo assim os gastos com instalação de antenas. São Paulo e Rio de Janeiro terão o sinal analógico interrompido em maio e novembro do ano que vem, respectivamente. Em Curitiba e mais 12 cidades da região metropolitana, isso ocorrerá a partir de 25 de junho de 2017. O prazo final, que contempla o maior número de cidades do país, é novembro de 2018 – o que joga ainda mais para a frente a massificação da cobertura do 4G no país. Até setembro, apenas 191 municípios tinham acesso à tecnologia.

Piloto

A primeira cidade no país a passar pela transição de sinais de TV, ainda neste ano, será Rio Verde, em Goiás – a partir de 29 de novembro, a programação da TV aberta estará disponível somente no formato digital. O desligamento, no entanto, ainda está condicionado à penetração mínima de 93% do sinal digital nos domicílios que hoje recebem a transmissão analógica. O porcentual precisará ser atingido em todas as cidades brasileiras e será aferido por meio de uma pesquisa.
Segundo o Anatel, um levantamento piloto feito na primeira quinzena de setembro, em Rio Verde, chegou ao índice de 49%. Uma nova pesquisa – essa sim, definitiva – será feita mês que vem, próximo da data de desligamento.

Desligamento

Hoje, a transmissão das emissoras de TV ocorre simultaneamente em dois canais, via sinais analógico e digital – com o desligamento, o analógico deixará de ser transmitido e só será possível acessar a programação no canal digital. Em Curitiba e mais 12 cidades da região metropolitana, isso ocorrerá a partir do dia 25 de junho de 2017. Nas demais cidades do Paraná, o sinal analógico será desligado a partir do dia 25 de novembro de 2018, data final do processo de transição.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html