segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Mercado de trabalho!

Os avanços tecnológicos vão eliminar milhões de empregos. O leitor já ouviu essa previsão antes e a história do capitalismo está cheia delas. A diferença, desta vez, é que o alerta vem do Fórum Econômico Mundial, um tradicional defensor do liberalismo econômico.
No relatório “O Futuro do Trabalho”, publicado em janeiro, o Fórum diz que a economia mundial sentirá os efeitos da Quarta Revolução Industrial, que promete ser muito mais rápida, abrangente e impactante que as anteriores. É muita coisa ao mesmo tempo: computação em nuvem, Internet das Coisas, Big Data, robótica, inteligência artificial, impressão em 3D, biotecnologia e afins.
Mercado de trabalho
Até 2020, calcula o Fórum, essas tecnologias vão eliminar 5,1 milhões de vagas em 15 países e regiões que respondem por dois terços da força mundial de trabalho, incluindo o Brasil. A projeção, baseada em pesquisa com executivos de 2.450 companhias, poderá se revelar um fracasso, com os números “reais” ficando muito abaixo ou acima disso. Mas as advertências têm fundamento.
Publicidade
</div> <div id='passback-wbd89548d0f'></div>
Diversos estudos sugerem que, ao longo do tempo, a inovação tem mais efeitos positivos que negativos sobre o nível do emprego. As ocupações extintas são substituídas por outras, ligadas a novos mercados. O problema é que, como os avanços atuais ocorrem num ritmo sem precedentes, a transição tende a ser mais traumática. Quem for dispensado pode demorar mais para se recolocar, engrossando por um bom tempo um exército de desempregados do planeta, estimado em 197 milhões de pessoas pela Organização Internacional do Trabalho

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html