segunda-feira, 2 de maio de 2016

NOVO APLICATIVO


 Um novo aplicativo para celular em processo de implantação no país permitirá ao usuário suspender temporariamente os cartões de crédito, débito e pré-pagos para as transações no comércio eletrônico, lojas e shoppings.
O objetivo é evitar fraudes potenciais e dar mais segurança para consumidores e lojistas.
A suspensão temporária dos cartões será feita por meio de uma chave do tipo liga-desliga no celular, em que o usuário habilita o cartão por alguns minutos, efetua um determinado pagamento e logo depois desativa o uso.
Se os dados de um pagamento forem capturados, por exemplo, por um hacker, não poderão ser usados se o cartão estiver desligado. É o que ocorre quando o banco envia um cartão novo ao cliente: ele não funciona até o usuário habilitá-lo. No caso, a habilitação ocorre pelo aplicativo.
Chamado GogoNogo, o aplicativo foi desenvolvido pela start-up americana First Performance Global, do Vale do Silício, que tem entre os principais sócios a Mastercard. Além de Brasil e EUA, o aplicativo está sendo implantado na Austrália, Japão e Nigéria. No país africano, o uso se tornou exigência dos reguladores locais para evitar fraude na internet, segundo a First Performance.
PREJUÍZO
Toda vez que ocorrer um pagamento, o usuário do cartão receberá um alerta com os detalhes da transação.
No Brasil, as fraudes nas transações presenciais, com senha, nos pontos de venda caíram em mais de 90% após os bancos implantarem os cartões com chip e enviarem mensagem de texto com alerta após cada operação.
A maioria dos problemas hoje ocorre nas compras on-line: estima-se que até 30% das tentativas são fraudes.
Quando isso acontece, o lojista assume o prejuízo se o portador do cartão não reconhecer a transação.
Para reduzir perdas, o varejo on-line têm estimulado os clientes a usarem os aplicativos de carteiras virtuais, que têm as informações de pagamento criptografadas.
Para a advogada Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da ProTeste, os aplicativos para aumentar a segurança dos cartões são bem-vindos. No entanto, afirma ela, não podem transferir ao consumidor o risco de eventuais fraudes. "Os avanços tecnológicos não podem transferir o ônus da fraude para o consumidor", disse.
EXPANSÃO
Por enquanto, só o Bradesco oferece o serviço no Brasil e apenas para os cartões da Casas Bahia.
A novidade deve ser liberada nas próximas semanas para outras redes varejistas.
No caso da Casas Bahia, o GogoNogo foi customizado para funcionar apenas para o comércio eletrônico.
O aplicativo já foi baixado por mais de 100 mil usuários, segundo Reginaldo Zero, presidente da First Performance no Brasil.
"A receptividade surpreendeu e vamos expandir para outros varejistas", disse.


 

 


Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html