segunda-feira, 20 de junho de 2016


Bebidas muito quentes podem levar a câncer de esôfago, diz OMS

Em temperaturas 'normais', café e mate não têm efeitos cancerígenos.
Conclusão foi de estudo realizado por comitê de 23 especialistas.

Da France Presse
 Estudo de agência da OMS conclui que bebidas quentes 'provavelmente' provocam câncer de esôfago  (Foto: Reuters/Jorge Silva) Estudo de agência da OMS conclui que bebidas quentes 'provavelmente'; provocam câncer de esôfago (Foto: Reuters/Jorge Silva)
As bebidas muito quentes 'provavelmente' provocam câncer de esôfago, anunciou nesta quarta-feira (15) a agência especializada em pesquisas de câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), que fez questão de explicar que a temperaturas "normais" o café e o mate não possuem efeito cancerígeno.

"O consumo de bebidas muito quentes é uma causa provável de câncer de esôfago e é a temperatura - não a bebida em si - que parece ser a causa", disse Christopher Wild, diretor da Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês), ao apresentar o estudo realizado por um comitê de 23 especialistas.
As bebidas "muito quentes" são aquelas consumidas a temperaturas superiores a 65 graus, segundo a IARC.
A organização não encontrou qualquer evidência conclusiva de que o café ou o maté possam causar câncer - em temperaturas normais, é claro. O tabaco e o álcool continuam sendo os mais causadores de câncer no esôfago.

Estudos realizados na China, Irã e Turquia, e no caso do mate na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, onde as infusões geralmente são ingeridas a pelo menos 70 graus, demonstraram que o risco de câncer aumenta com a temperatura da bebida, destaca a agência da OMS.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html