quarta-feira, 12 de outubro de 2016



Elon Garcia, um pouco da sua história


Quando escrevi neste Blog sobre minhas andanças pela Guairacá, contei uma história sobre o Elon Garcia, grande amigo. A matéria Que divulgação, hein? - Sexta-feira, 25 de Abril de 2008, conta como fiz para promover meu nome para um programa que fazia na emissora.
Pretendia logo depois, fazer uma entrevista com Elon para o Blog. Encontrei com ele nas homenagens realizadas pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), já relatadas no Blog. Soube duma entrevista sobre a sua carreira, quando foi entrevistado pelo Wille e Mazza na CBN/Curitiba, e como a entrevista atende muito bem a minha intençao, resolvi colocá-la no Blog. Aproveitei então o audio, através do sítio do José Willi - www.jws.com.br -, e algumas imagens que consegui do Elon.
Antes de ouvir o VídeoSlide, vejamos o que foi dito na Câmara Municipal de Curitiba, qundo Elon da Silva Garcia foi agraciado com a distinção honorífica "Prêmio Colunista Dino Almeida", na categoria "Publicitário, Radialista, Ator-Produtor":

- Falar de Elon Garcia é falar de uma figura conhecidíssima em Curitiba, principalmente por causa de sua imagem na televisão local. Quem não se lembra de seu rosto simpático anunciando produtos das Lojas HM e das lojas Disapel ? De sua dicção impecável e de sua voz, que convencia a todos a comprar o que anunciava ?

- Ele iniciou sua vida profissional em 1952, como locutor na Rádio Guairacá. Continuou no ramo na PRB2 e na Emissora Paranaense, mantendo programas de grande audiência popular, patrocinados pelas Lojas HM. Com experiência e jeito para comunicador, foi dos primeiros a participar dos testes de televisão em Curitiba, nos anos de 1957 e 1958, ainda em circuito fechado. Já com com os canais abertos instalados, Elon tinha presença garantida nas telas como "garoto-propaganda" dos mais requisitados.
- Autodidata em matéria de marketing, não deixou de atuar em rádio e televisão, passando também pela Rádio Independência (Departamento Comercial) e algum tempo em Joinville, assessorando as Lojas Freitag. Pelo menos, desde 1965, ele tem um associação plena de imagem com as Lojas Disapel. Sua iniciativa como "marketeiro" provocou um resultado inesperado de vendas de geladeiras na, então pequena, loja. Com uma faixa e anúncios em rádios, liqüidou rapidamente o estoque de geladeiras, recebido em consignação, e continuou "para sempre" como Assessor de Marketing e Publicidade da Disapel. Adotando o estilo "varejão", de acordo com o perfil do consumidor, criou campanhas antológicas, e se especializou em batizar produtos com nomes curiosos (dormitórios, salas e cozinhas), sempre vendidos com o "precinho Disapel, a mais simpática !". Quem não se lembra das ofertas com pagamento inicial de um cruzeiro, ou "apenas um beija-flor de entrada" ?
- Elon Garcia fundou sua própria agência de publicidade, a Elon Garcia Publicidade S/C, em 10 de dezembro de 1971. Em pouco tempo, já era uma das mais procuradas de Curitiba.
- Mas Elon Garcia foi, também, uma das primeiras figuras da televisão do Paraná, quando participou da inauguração da TV Paranaense Canal 12, em 29 de outubro de 1960. Durante o evento, foi o Mestre de Cerimônias, aparecendo no momento do descerramento da fita inaugural. E, também foi um assíduo "garoto-propaganda", reconhecido hoje, como um dos primeiros rostos a aparecer na tela da televisão, "oficialmente".

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html