terça-feira, 24 de janeiro de 2017

AO MESTRE COM CARINHO !

MEMÓRIA CURITIBANA.
PALMINOR.

“Muita gente boa surgiu no meu programa “Ciranda Infantil”, por muito tempo apresentado na Rádio Marumby e mais tarde na Bedois. Nele a meninada participava de brincadeiras, testes culturais, concorria a prêmios e cantava. O acompanhamento era feito por um conjunto regional que criamos e do qual participaram diversos músicos, entre eles Oscar Fraga, Ary e Lalo, todos violonistas. Lalo era o apelido de Ladislau Rodrigues Ferreira, um excelente profissional pertencente a uma família de músicos muito querida dos curitibanos. Ladislau, apesar desse nome era negro, um negro de grande valor.
Um dia precisei de um novo pandeirista e o Lalo me disse:
- Deixe comigo. Eu vou trazer meu irmão.
No sábado, na hora do ensaio que antecedia o programa, lá estavam o Lalo e o seu irmão. Levei um susto ao ver que era um guri. Pombas, eu esperava um músico adulto e lá estava o Lalo com aquele piá magrinho trazendo nas mãos um pandeiro que parecia grande demais para ele. E veio a apresentação:
- Ubiratan, esse é o meu irmão, o nome dele é Palminor.
O nome completo era Palminor Rodrigues Ferreira e ele tinha onze anos. Ficou como pandeirista oficial do meu programa, iniciando assim a sua carreira artística.
Os anos passaram, o Lalo se transformou em pianista e foi atuar na Europa, eu fui para a Rádio Clube Paranaense e perdi o contato com o Palminor.
Quando eu o vi novamente, para meu orgulho e alegria, o menino magrinho que começou a carreira no meu programa infantil já era um excelente músico, cantor e um grande compositor que criava músicas de rara beleza. Ele se consagrou usando o pseudônimo de LÁPIS.
Basta lembrar duas de suas composições para que se comprove o seu talento: “Vestido Branco” e “Onde Ela Mora”.
Lápis deixou seu nome gravado na memória do nosso povo. Eu me orgulho por ter visto a carreira desse menino começar no meu programa”.
Lápis nasceu em Curitiba, no dia 5 de outubro de 1942.

Do livro O RÁDIO DO PARANÁ – FRAGMENTOS DE SUA HISTÓRIA.
Instituto Memória Editora.
Mais informações:

http://www.institutomemoria.com.br/detalhes.asp?id=79

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html