quinta-feira, 12 de janeiro de 2017


Quatro estações de Curitiba

como é o clima em curitiba
Não importa se você acaba de chegar à cidade ou mora nela há 60 anos: o clima em Curitiba é um verdadeiro mistério para todos. Sua fama de imprevisível e incompreensível é até mesmo motivo de piada entre os moradores, que raramente saem de casa sem estar preparados para tudo.
A média anual de temperatura da cidade é uma das menores do Brasil, ficando em torno dos 16°C. No inverno, a média cai para 12°C e no verão fica em torno de 20°C. Mas não se engane pelos números. Os termômetros podem marcar -2°C no inverno e mais de 30°C no verão. As variações são comuns, e podem ser bruscas. Não é raro o dia começar com temperaturas negativas e subir para mais de 20°C antes do entardecer.
Seja qual for a época do ano, as temperaturas mais elevadas se concentram no horário do almoço, caindo após as 16 horas e voltando a cair às 21 horas. As oscilações são mais violentas no outono e na primavera.
E não é apenas a temperatura que pode variar. Curitiba também pode passar por um sol escaldante, chuva e céu nublado em um mesmo dia. Já chegou a nevar em Curitiba, mas o fenômeno só é registrado a cada 10 anos, e geralmente em pequena quantidade. A última vez em que curitibanos viram neve foi em 1988, mas foi na década de 70 que ocorreu o maior acúmulo sobre o solo.

Dicas para viajar à Curitiba

Se você está de viagem marcada para a capital paranaense, fique de olho na previsão do tempo, mas sempre com um pé atrás. Com um clima instável, as informações podem mudar sem aviso. Os meses que contam com uma maior estabilidade – pouquíssimas chuvas e temperaturas mais altas – são abril e maio. Confira nossas dicas para arrumar a mala no inverno.
Outra dica importante é, como os curitibanos, estar preparado para o que der e vier. Se você viaja no verão, leve também roupas mais quentes. No inverno, as ondas de calor são um pouco mais raras, mas podem acontecer.
O guarda-chuva é um acessório indispensável durante todo o ano, mas especialmente entre os meses de outubro e março. Carregue um com você todos os dias – você pode optar pelos modelos compactos.
Ao sair pela cidade, carregue sempre um casaco leve, mesmo em dias de sol. As temperaturas costumam cair ao longo do dia. A dica também vale para quem sai cedo: a manhã é mais fria, mas, no horário do almoço, o calor aumenta. Não arrisque sair com aquela blusa rasgada por baixo do casaco.
Nos meses mais chuvosos, botas e sapatos impermeáveis são uma ótima pedida. As galochas, que voltaram às ruas há alguns meses, também podem ser muito úteis.
Venha preparado para o clima, pois comprar casacos e agasalhos em Curitiba pode custar um pouco caro. Os guarda-chuvas, em caso de emergência, podem ser comprados com vendedores ambulantes nas ruas e em lojas do centro. Mas dê preferência às peças de qualidade e resistentes ao vento, fenômeno que frequentemente acompanha as chuvas em Curitiba.
Viaje com um roteiro planejado, mas seja flexível. Muitos pontos turísticos só podem ser visitados em dias sem chuva. É o caso da Pedreira Paulo Leminski, do Jardim Botânico, da Ópera de Arame, dos parques, do centro histórico, entre outros. Em dias chuvosos, prefira ir ao teatro, shopping ou visitar os museus da cidade. A cidade possui inúmeras atrações para dias frios, selecionamos pelo menos 10 lugares para curtir o frio em Curitiba.
Com a chuva, outro problema é comum em Curitiba: a falta de táxis. Com uma frota ainda menor do que a demanda, pode ser que você enfrente algum tempo de espera antes de conseguir um carro.
O Deville Business Curitiba destaca-se por estar localizado em uma região privilegiada, não apenas pelas atrações em torno do hotel, mas por estar presente no centro, onde o clima é mais ameno. Devido à diferença da altitude, determinadas regiões da cidade apresentam diferenças de temperatura consideráveis.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html