quinta-feira, 23 de março de 2017

UTILIDADE PUBLICA

A operação Carne Fraca, da Polícia Federal, apontou uma série de fraudes cometidas por grandes frigoríficos do país para driblar a fiscalização e comercializar até carne estragada.
O BuzzFeed Brasil consultou dois especialistas, uma em nutrição e outro em processo industrial de carne, para saber como você pode identificar se a carne que você compra está boa. E saber também quais os riscos que se corre consumindo esses produtos depois do escândalo dos frigoríficos.
Paulovilela / Getty Images
O pesquisador da área de Pecuária e Engenharia de Alimentos Pedro de Felício (Unicamp) afirmou que é preciso ter cautela, mas não se deixar levar pelo medo. A professora do Departamento de Nutrição da UFPR Christiane Queiroz afirmou que não é preciso suspender o churrasco, mas ficar atento à carne na hora de comprar.
Como não tem como fazer nenhum teste químico em casa, a dica é confiar nos testes sensoriais, explicam eles.

1. Em primeiro lugar, olhe a cor da carne bovina. Tem de ser vermelha, puxando para cereja. Carne marrom indica que já pode haver um processo de deterioração. E fuja da carne esverdeada.

Philipimage / Getty Images

2. Preste atenção ao cheiro. A carne bovina tem um cheiro característico. Quando começa a estragar, esse cheiro fica forte demais, incomodando o olfato.

A exceção é na hora de abrir o pacote da carne embalada a vácuo. Ao abrir a embalagem, ela cheira bem forte, mas esse odor passa logo. Se persistir, não consuma.

3. Fique atento ao toque. Quando uma carne está para estragar, sua textura pode ficar viscosa. Quando você toca, parece que a superfície está limosa ou pegajosa.


4. Já a carne de frango, que tem uma coloração leve, só muda de cor quando está muito estragada. O melhor é tocar na carne. Ela tem de ser firme ao toque.

E não compre aquela peça meio congelada, meio descongelada. Isso é sinal de que ela não foi acondicionada direito.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html