sexta-feira, 16 de junho de 2017

SEUS DIREITOS!!!

Veja quais são as garantias do consumidor na hora de efetuar a troca de produtos:
Não gostei
A troca não é obrigatória caso o consumidor fique insatisfeito com a cor, tamanho ou modelo do produto.
Negociação
Em geral, grande parte do comércio efetua essa troca como política de relacionamento. Busque o diálogo e o entendimento.
Na palavra
Caso o lojista tenha se comprometido a fazer a troca de produtos sem defeito, ele fica automaticamente obrigado a cumprir com a promessa. Para evitar problemas, peça para que ele anote as condições na nota fiscal.
Defeito
Em caso de defeito, a troca deve ser feita por um produto igual em perfeitas condições.
Valores
O valor de referência é o da nota fiscal do produto. Se o item substituto for mais caro, fica a cargo do consumidor pagar a diferença. Se for mais barato, a loja deve conceder um crédito.
Prazo
O prazo para reclamar a troca da mercadoria com defeito é de 90 dias para bens duráveis e de 30 dias para os não duráveis. O prazo é maior para produtos com garantia.
Assistência
Caso o defeito seja de fabricação, cabe ao fornecedor encaminhar o produto à assistência técnica para resolução do problema, o que deve ser feito em até 30 dias.
Descumprimento
Se o fornecedor não resolver o problema em 30 dias, o consumidor pode optar pela troca do produto por outro igual ou de qualidade superior (pagando a diferença); pedir a restituição do valor atualizado; ou ainda o abatimento no valor.
Fonte: Procon-PR e Idec.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html