terça-feira, 29 de agosto de 2017

Helio Puglielli no Face!

Meu Dicionário Curitibês (PRIMEIRA PARTE)
(Se a palavra curitiboquice existisse seria grafada com “c”, e não com “ss”. Como não existe, grafada correta ou incorretamente, uso a hipótese para inocentes provocações e ingênuas insinuações, que jamais afetarão a incolumidade histórica dos capitães Leme e Carrasco dos Reis).
CURITIBÓFILOS – Os que, curitibanos ou não, amam Curitiba. Substantivo: CURITIBAFILIA
CURITIBÓFOBOS – Os que, curitibanos ou não, detestam Curitiba. Substantivo: CURITIBAFOBIA.
CURITIBÓFONOS - Os que, curitibanos ou não, pronunciam leite quente, e jamais leitchi quentchi, e vão ao teatro, e não ao tiatro, comendo bolacha, e não bulacha. Substantivo: CURITIBANOFONIA.
CURITIBARDOS – Poetas, voluntária ou involuntariamente, de forma implícita ou explícita, de algum modo identificados com Curitiba, real ou imaginária, a exemplo de Reinoldo Atem Antonio Thadeu Wojciechowski , Roberto Prado, Regina Bostulim, Batista de Pilar, Vera Albuquerque, Chloris Casagrande Justen e seu neto Ivan, Geraldo Magela Cardoso Magela, Liamir Hauer (que escreve em prosa), e mais algumas centenas.
CURITIBALOGIA – Campo científico, abrangendo estudos e pesquisas físicos, sociológicos, antropológicos, psicológicos e geopolíticos sobre Curitiba e seus habitantes.(Abrange a investigação do "homo curitibanus", mas não dá pra usar a expressão, vetada pelas feministas).
CURITIBASOFIA – Campo filosófico abrangendo a lógica curitibana, gnoseologia, epistemologia e metafísica curitibanas,e principalmente o conhecimento não-exotérico preservado no Templo das Musas de Dario Vellozo pelos neopitagóricos sobreviventes.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html